Sicko, Canada e o Brasil

Ontem assisti ao filme Sicko, um documentário, do famoso Michael Moore, sobre o sistema de saúde americano. O filme já deve ter quase 1 ano, ou mais, e eu, por algum motivo estranho, não havia asisitido. Eu gosto dos filmes dele. São tendenciosos e apaixonados, mas sempre deixam questionamentos no ar e mexem com assuntos delicados e importantes. Durante esse filme ele compara alguns países e seus sistemas de saúde. O Canadá aparece de uma forma bem positiva, quase como algo perfeito.

Todos nós que estamos no processo de imigração, sabemos das deficiências do sistema de saúde canadense, e também das qualidades. Sei que o Canadá não é o paraíso nesse quesito, mas fiquei bem curioso para saber como isso era retratado no ranking da Organização Mundial de Saúde, citado no filme, e principalmente, como ele se comparava ao Brasil.

Dos países que ele cita no filme, realmente França e Reino Unido se destacam, e o Canadá está em 30o. lugar. Os EUA, que parecem o inferno no filme, estão em 37o, e Cuba em 39o. E o Brasil ? Ele está lá na posição 125o. do total de 191 países. Perfeito, não ?

Durante esse processo de imigração ficamos sempre especulando, criando imagens e conceitos a respeito do Canadá. Temos o Brasil como referência, e essas imagens que criamos são de certa formas relativas ao que temos aqui. Comparações são inevitáveis, mas as vezes me questiono se realmente é possível comparar o Canadá ao Brasil. Sobre o sistema de saúde, por exemplo, alguém pode argumentar que prefere morar no Brasil, pagar Unimed, e ter atendimento melhor do que o que encontrará, ou encontrou, no Canadá. Muito justo isso, mas é um ponto de vista totalmente egoísta. É a “Lei de Gerson”, aplicada em sua forma disfarçada. E o resto ? E os outros, que são grande maioria, e não podem pagar plano de saúde ? Que se lasquem, eu tenho minha Unimed, eu me dei bem, isso é o que importa. Será ?

Na minha opinião, se pensarmos como um cidadão que faz parte de uma comunidade, esse argumento de Unimed se desfaz. Eu sinceramente acredito que é aí que está a diferença, essa noção de comunidade, que se reflete e se enraiza em todos os aspectos da sociedade. É esse o grande argumento que me levou a alimentar e a tocar esse projeto para a frente. São valores mais sólidos que, acredito, farão bem a minha família.

Abraços.

Daniel

Popularity: 70% [?]

...

Posts Relacionados:


Deixe aqui seu comentário | 16 Comentários |

16 Comments so far

  1. Alexandra October 8th, 2008 8:21 am

    Eu escrevi sobre isso certo tempo atrás:
    http://guerson.wordpress.com/2008/02/10/universal-health-care/

    Eu acho que essa é uma das grandes diferenças entre EUA e Canadá e Canadá e Brasil. O canadense sabe que é só por um capricho do destino que não é ele que está vivendo na rua pedindo esmola. O Alan mesmo vive dizendo que ninguém tá livre de perder tudo – família, emprego, o que for – e ir parar debaixo da ponte e que portanto não cabe a nós julgar pq essa pessoa não está trabalhando ou não tem as mesmas condições que nós temos mas cabe a nós ajudá-los no que pudermos.

    Nesse ponto, os canadenses têm uma consciência social incrível. Eu admiro muito isso. As deficiências do sistema de saúde aqui não têm nada a ver com o formato do sistema e sim com os cortes de recursos. O sistema de saúde é de juridição provincial mas o governo federal dava bastantes recursos para garantir que a qualidade fosse a mesma em todas as províncias. Durante os últimos anos, essa verba federal têm secado, a demanda tem aumentado, e o número de profissionais de saúde tem se mantido estável. O que leva a falta de médicos de família, médicos e enfermeiras. E acho que também há menos esforços para educar a população, principalmente quem é novo por aqui, sobre como usar o sistema com responsabilidade. A maioria das pessoas que lotam as salas de emergência dos hospitais não deveriam estar lá; poderiam ter ido a uma clínica drop-in. E aí não é só culpa do paciente, é culpa também da enfermeira de triagem que deveria poder informar a pessoa se o caso dela é prioridade ou não.

    O meu medo é que o partido conservador quer permitir a criação de um sistema privado paralelo, que já tem começado a aparecer, mas sabe que a população é contra. Sabendo disso, eles têm deixado o sistema ir de mal a pior pra convencer as pessoas de que ele não é viável, o que não é verdade.

    O Michael Moore exagera nas comparações entre EUA e Canada, mas a parte sobre os EUA não é exagero não. Tenho muitos amigos morando nos EUA e a coisa é bem por aí mesmo. A irmã de um amigo meu teve câncer e acabou falecendo da doença mas não sem antes passar por um longo tratamento. Ela tinha o melhor seguro de saúde que o dinheiro pode comprar e mesmo assim acabou com uma dívida enorme quando morreu. Venderam todos os bens que ela tinha (e ela era de classe média bem alta), casa, carro, tudo, pra pagar as despesas médicas e mesmo assim sobrou mais de 100 mil dolares em dívidas para os herdeiros pagar.

    Os seguros de saúde fazem de tudo para evitar pagar despesas. Uma amiga minha teve um acidente de carro e foi levada inconsciente de ambulância para o hospital. Ela teve que pagar a ambulância depois pq a seguradora alegou que o seguro dela estipulava que ela tinha que telefonar pro seguro antes pedindo autorização para poder pedir uma ambulância. Mas como se ela estava inconsciente??
    Outra amiga quebrou o braço, foi no hospital autorizado pelo seguro, o médico que o seguro indicou não estava lá mas falou que ela poderia ver outro médico, no mesmo hospital conveniado, ela foi tratada e depois recebeu uma conta de 3 mil dolares pq o seguro alegou que aquele médico com quem ela se tratou no hospital conveniado não era parte do convênio.

    E vai daí para pior… É o que acontece quando deixamos o lucro ditar que tipo de tratamento podemos ter.

    Quanto ao Brasil, não dá pra comparar mesmo. A forma de pensar é completamente diferente. Cada um só pensa em si mesmo e é por isso que a injustiça social é tão flagrante.

    Nenhum lugar é perfeito. Isso é verdade. Mas eu me sinto mais a vontade aqui e vejo meus valores refletidos na sociedade a minha volta.

  2. Vitor October 8th, 2008 12:07 pm

    Fala Daniel, tudo bem!?

    Apesar de escutarmos tanto sobre o sistema de saúde canadense, ainda me admira ele estar em 30°, pelo que escuto, o lado ruim pesa mais que o bom. Mas enfim, tem um lado positivo, todos tem o mesmo direito a saúde. Todos os lugares tem o lado bom e ruim, e sabemos que no Canadá não é diferente. O problema é que fantasiamos de mais sobre ele, e as vezes a decepção é bem maior, e esquecemos que ele feito por seres humanos.
    Muito legal seu post, Daniel.

    Um grande abraço!

  3. Andréa October 8th, 2008 12:51 pm

    Daniel, concordo 100% com você. É por causa de atitudes egoístas – não só dos políticos, mas também da sociedade em geral – que o Brasil está desse jeito. A “Lei de Gerson” vale para tudo: saúde, empregabilidade, política (essa aí nem se fala). Então, realmente, não tem comparação!

    Bjs,

    Andréa

    P.S.: Ainda bem que você escreveu esse post mais, digamos, “positivo”… No outro você estava bem bravo, h ein??? Relax, o visto vai sair. Não no seu tempo, mas vai!

  4. rogerio lima October 9th, 2008 5:02 pm

    Concordo Plenamente!!!

    A visão do todo é muito maior em países desenvolvidos do que nos demais.

    É até interessante e antagônico ver como muitos imigrantes falam maravilhas da assistência do governo canadense e, detonam a ajuda governamental que o brasileiro vem recebendo. O princípio é o mesmo.

    “O imigrante de hoje é o “pobre” de amanhã.” rs…

    Abraço!

    rogério

  5. Marcelo October 9th, 2008 8:01 pm

    Daniel,
    Consciência e educação social é algo que a muito tempo não vejo em uma grande parcela de nós, humanos…
    O que leva a esta individualidade e egocentrismo ? falta educação ? cultura ? valores morais ? Aonde poderia ser o berço dos nossos interesses em auxiliar os problemas alheios para que mudemos esta maneira atual de pensar ? Para alguns, estes questionamentos certamente possuem respostas na medida em que cada um consegue perceber a diferença do social e do pessoal, para outros, discernimento e algo inexplicável !

    Grato pelo seu post.
    Abraço !
    Marcelo

  6. Eduardo October 28th, 2008 6:17 pm

    Caro Daniel,
    O que a Alexandra escreveu e’ bem correto. O sistema de saude canadense tem avancos e defeitos mas deve ser analisado em termos provinciais. Por exemplo, a saude no Quebec tem mais problemas que em Ontario. Os valores pagos aos medicos no Quebec sao menores o que leva muitos a ir trablhar em outras provincias. Na cidade onde moramos (Gatineau-QC) faltam medicos. Quando queremos ser atendido mais prontamente atravessamos uma das pontes que separam as duas provincias aqui e procuramos uma walk-in clinic em Ottawa.
    Como muitas pessoas costumam dizer, aqui seria melhor para quem usa apenas o SUS no Brasil e pior para quem teria plano de Saude.
    Eu particularmente ainda acho que mesmo o nosso SUS ainda e’ melhor que o sistema saude daqui (pelo menos do Quebec!). Mas voce ira’ encontrar opinioes diferentes da minha (dependendo da regiao/cidade que a pessoa more).

  7. Marilena November 2nd, 2008 10:25 pm

    Olá Raquel,

    eu tenho a impressão de que as coisas estão mesmo paradas no consulado. Não sei se é a crise ou as eleições, mas tenho esta impressão porque me lembro que a Renata teve bebê algumas semanas antes que eu. Quando ela mandou os doctos em novembro ou dezembro, eles devolveram o comprovante do depósito da filha dela em menos de 15 dias. Eu mandei meus doctos em janeiro e a inclusão da Luísa no processo e até hj não me mandaram nada. Daí eu deduzi que nem abriram meu envelope ainda (pura especulação).
    Na dúvida, estou me preparando psicologicamente para estar chegando no Canadá depois do inverno. Meu lado Pollyanna (já leu este livro?)fica tentando me convencer de que vai ser melhor assim por causa das crianças. O Sergio acha que estaremos recebendo o pedido de exames em janeiro e eu estou confiante de que a fila começará a andar no final de novembro. Agora só nos resta esperar pra ver!!!

    bjs

  8. Daniela November 2nd, 2008 10:48 pm

    Oi Raquel e Daniel!

    Vi o update de vcs nos comentários do nosso blog… Todos com a tal cartinha!!!
    Olha… não tenho certeza se eles só vão começar a mexer no nosso processo só daqui a 60 dias. Isso não está claro na carta (como tudo o que vem do Consulado, né?!). Bom, na dúvida já mandamos a resposta! E vamos aguardar as próximas surpresas, torcendo pra que sejam agradáveis!

    Abs e boa semana

  9. Casão November 3rd, 2008 9:31 pm

    Oi Raquel e Daniel,

    obrigado pelo comentário lá no blog. Tenho que confessar que se não fosse pelo consulado, dificilmente ia pegar meu diploma.

    Abração e tudo de bom pra vocês!!
    Casão

  10. Flocki January 12th, 2009 3:26 pm

    Olá Daniel! Gostei das colocações quanto á saúde e peço licença para complementar. O fato objetivo é que pagamos três vezes pelo mesmo serviço. primeiro, com o desconto do INSS em folha de pagamento; em segundo lugar, com os impostos; e em terceiro, temos que pagar um plano de saúde, pois é impossível usar o sistema público. Já não penso muito em relação á população de maneira global, pois há milhões de brasileiros que não querem descontar, um mínimo que seja, para contribuir com o sistema; mas obviamente desejam receber “seus direitos”, ou seja, bons serviços e aposentadoria. A questão, então é bem abrangente e envolve a atitude de todos os cidadãos. Portanto, cheguei á conclusão que não podemos nos deixar envolver pelo famoso “sentimento de culpa” que muitos tentam impingir à classe média. Abraço, Flocki

  11. Fabricia January 15th, 2009 10:07 am

    Olá Raquel,
    A frase é linda mesmo … tudo que vem do Mia é perfeito. Adoro …
    O Mia é homem. Esse é seu nome. Ele é moçambicano e escreve maravilhosamente bem. Cheio de trocadilhos e nomes bizarros …. Leia que vai gostar.
    Abraços,
    Fabrícia.

  12. Silvia Faian February 8th, 2009 7:57 am

    Oi Raquel, fique de olho nos e-mails e nos correios, acho que o Consulado quer recuperar o tempo perdido! Eles devolveram os antecedentes criminais e pediram a atualização dos formulários chatinhos e o comprovante recente de renda(income tax report, savings, bank statements, etc. Um abraço,
    Silvia

  13. Erika February 21st, 2009 12:52 am

    Olá!! Somos Erika e Reuel! Gostamos mt dos seus posts…
    Como ta seu processo canadense??
    Um abraço

  14. Dani February 21st, 2009 1:03 pm

    Oi Raquel e Daniel!

    Obrigada pelo recadinho no blog! Legal saber que vcs acompanham o nosso processo!
    Logo logo vcs devem receber boas novas do Consulado tb!

    Boa sorte!
    Abs
    Dani e Pedro

  15. ph March 4th, 2009 5:41 pm

    Daniel, como estão as coisas? E o processo? O consulado está acelerando porque já recebemos o pedido de exames médicos (isso considerando que ainda preciso enviar os antecedentes de são paulo). Parece que eles querem reduzir a fila.
    abraço e boa sorte

  16. Andréia March 13th, 2009 12:18 pm

    Oi Daniel,
    Espero que esteja tudo bem por aí! Eu sempre leio o seu blog em busca de informações, principalmente por que nós mandamos os documentos mais ou menos na mesma data que vocês… É sempre bom ter alguém para comparar os prazos, especialmente com toda essa demora!! Estou escrevendo pois recebi na semana passada uma carta do canadá solicitando atualizações das comprovações de antecedentes criminais e fundos.. (como se tivéssemos virado criminosos nesses dois anos de espera!!) Acho que a fila voltou a andar!! Talvez recebamos a solicitação dos exames médicos em breve! Espero que essa carta também chegue para vocês!
    Abraços e boa sorte

Leave a reply